Manchas redondas e escuras no corpo dos atletas chamaram atenção nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mas por que esportistas de alto rendimento, como o nadador Michael Phelps e o ginasta Alexander Naddour têm ostentado grandes marcas circulares vermelhas em seus corpos? Não se tratam de nenhum machucado, mas sim de uma técnica chinesa milenar chamada ventosaterapia – em inglês conhecida como “cupping”.

michael phelps ventosaventosa olimpiadas

Conhecidas como uma ramificação da acupuntura – a técnica chinesa, utilizada há mais de dois mil anos, pode ser compreendida pelo uso de pequenos “copos” de vidro ou plástico sobre a pele. Por meio de calor ou sucção, é gerado um vácuo entre a ventosa e a pele, fazendo com que o fluxo sanguíneo para estas áreas aumente, auxiliando no alívio de dores e acelerando a recuperação muscular. Geralmente o copo de ventosa permanece no local por dez a quinze minutos. Em uma sessão, utiliza-se, em média, de cinco a dez ventosas.

Vale lembrar que o copo é colocado sobre a pele, criando-se assim uma pressão negativa que favorece a sucção, criando um pequeno calor na borda do copo. Utilizada para ajustes na coluna, controle da ansiedade e de dores, a técnica estimula o fluxo sanguíneo, deixando o corpo mais relaxado e reduzindo a dor. O resultado é imediato, mas a ventosa é um tratamento utilizado em conjunto com a acupuntura.

É importante destacar que somente profissionais capacitados na técnica podem aplicar a ventosaterapia (cupping). Se ela for manipulada por leigos há risco de acidentes, já que é preciso ter conhecimento de anatomia para sua aplicação.  Conheça alguns benefícios da ventosaterapia:

  • Desintoxica o organismo;
  • Promove alívio a lombalgias;
  • Trata dores musculares;
  • Alivia e trata cefaléias;
  • Melhora problemas digestivos;
  • Atua na normalização da pressão arterial.

Em alguns casos, a técnica é utilizada também na estética, para redução de medidas. Por mais que métodos terapêuticos sejam recomendados no Portal do Terapeuta é necessário conhecê-los a fundo devido suas aplicações, a fim de saber as indicações e contraindicações. Quer saber mais sobre ventosaterapia? Acesse www.portaldoterapeuta.com, procure um terapeuta e agende sua sessão. Experimente algo novo!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA